A massa muscular é uma proteção fundamental para o seu corpo se manter saudável, mas alguns hábitos e comportamentos podem propiciar a sua perda e atrapalhar no ganho de resultados.
Nesse sentido, perder massa muscular pode impactar diretamente no seu metabolismo, dificultando a perda de peso. Além disso, com o passar dos anos, a perda progressiva de massa muscular pode evoluir para um quadro de sarcopenia, principalmente nas mulheres.
O que provoca a perda de massa muscular?
A massa muscular é composta por todos os músculos do nosso corpo, os quais precisam de estímulos corretos para se manterem em bom estado. Dessa forma, diversos pontos podem contribuir para a sua perda.
O mais importante deles é o sedentarismo, ou seja, a falta de estímulos físicos.
A falta da atividade física, em especial da musculação, favorece o que chamamos de catabolismo. Esta é uma etapa do metabolismo em que o corpo “consome” matéria nutritiva para usar sua energia, neste caso, os músculos.
Outro grande responsável pela perda muscular são as noites mal dormidas, visto que é à noite que o nosso corpo passa pela maior parte dos processos de reparação dos tecidos e de sintetização de proteínas.
Além de estímulos e recuperação, o desenvolvimento muscular depende em grande parte da sua dieta.
Você pode gostar também::: Existe relação entre intestino e perda de peso?
O papel da alimentação na prevenção da perda de massa muscular
Para que os músculos possam se regenerar e atingir o pleno desenvolvimento, a sua alimentação precisa ser fonte de energia, vitaminas, minerais e nutrientes.
E o ponto principal que você precisa observar na alimentação é a ingestão de boas proteínas e fibras.
Nesse sentido, a baixa ingestão de calorias, bem como o consumo de alimentos pobres em nutrientes, contribui para a perda de massa muscular.
Por isso existem alguns alimento essenciais na hora de prevenir essa perda, sendo eles:
- Proteínas: para manter uma boa massa muscular é preciso que você consuma proteínas diariamente. Logo, é melhor apostar em carnes magras, ovos, iogurtes naturais e peixe.
- Carboidratos: diferente do que muita gente pensa, os carboidratos são muito importantes para mantermos a massa muscular. Mas a dica é: dê preferência aos carboidratos complexos como o arroz integral e a batata doce.
- Fibras: alimentos como a aveia são ricas fontes de fibras, o que previne a perda de massa e favorece o desenvolvimento muscular.
Prevenir a perda muscular é uma questão de saúde, assim como todos os cuidados que precisamos ter com o corpo. Tais cuidados são a nossa garantia de uma vida mais longa, livre de dores e de doenças.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre saúde metabólica, emagrecimento saudável e ganho muscular, nos siga também nas redes sociais! Você nos encontra no Instagram e no Facebook.