You are currently viewing Como o ciclo menstrual interfere na atividade física e no emagrecimento?
Como o ciclo menstrual interfere na atividade física e no emagrecimento?

O ciclo menstrual ocasiona diversas oscilações nos níveis hormonais das mulheres, o que pode influenciar no emagrecimento e na performance da atividade física. 

Por exemplo, durante certa altura do ciclo as mulheres podem sentir um desejo muito maior de consumir alimentos doces e ricos em calorias. Ou ainda, podem sentir uma queda do desempenho durante o período menstrual.

Por isso, é muito importante que as mulheres tenham estratégias diferentes para serem encaixadas ao longo do seu ciclo menstrual. 

Como o ciclo menstrual interfere na atividade física? 

Cada fase do ciclo menstrual causa algumas mudanças fisiológicas no corpo da mulher que podem interferir no seu rendimento esportivo. Por exemplo, durante a fase menstrual é normal que aspectos como a força, diminuam. 

Já no período pré-menstrual, acontece um aumento na resistência física e velocidade. Em contrapartida, na fase ovulatória há uma melhora geral no desempenho físico. Visto que nesse momento a mulher apresenta maior força física, velocidade e resistência. 

Você pode gostar também::: Principais mitos e verdade sobre a gordura abdominal

O emagrecimento e o ciclo menstrual

Embora pareça que o aumento da vontade de comer doces ou outros alimentos calóricos durante a TPM ou na menstruação possa atrapalhar no emagrecimento, isso pode ser um equívoco. 

Isso porque, na maior parte das vezes, essa variação no padrão alimentar é muito pequena para causar um real dano ao processo de emagrecimento. Nesse sentido, as mulheres tendem a consumir entre 100 e 200 calorias a mais nesse período. Porém, esse valor energético é compensado pelo metabolismo que age até 10% mais rápido em comparação com o restante do tempo. 

Saiba quantas calorias o corpo gasta por dia

Como as mulheres podem manter o rendimento físico?

Como você pode ver, as oscilações hormonais interferem mais no rendimento das atividades esportivas do que nos processos de emagrecimento. Por isso, o mais importante é conseguir desenvolver estratégias de atividade física que acompanhem essas mudanças. 

E para isso, o ideal é você ter um acompanhamento profissional. Dessa forma será possível estipular metas e objetivos que sejam possíveis ao longo do ciclo menstrual. 

Por fim, é importante também compreender que é normal ter oscilações no seu rendimento esportivo. O mais importante aqui é manter o corpo em movimento e cuidar da sua saúde! E se você gostaria de conferir mais conteúdos sobre emagrecimento e desempenho físico, acesse nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

Confira também: Alimentos processados maléficos